domingo, 13 de março de 2016

CASA COMUM...

                 Quando éramos crianças ( sete filhos), meu pai nunca deixou nenhum de nós comermos na frente de casa, nenhuma fruta e nem jogar nada de sujo na frente da casa.Nós não entendíamos nada,pois, êle não explicava por que não podia.Tivemos uma educação muito rígida e ante social.
Aniversário dos amigos não deixava ir pois não podíamos comprar presentes,  ir só pra comer não podia que era feio. 
Ir a casa dos outros na hora de refeição também não podia.
Tínhamos um par de sapatos por ano e se acabasse antes ficava descalço,ele anotava tudo no livro de contas correntes.Vestido também era um por ano.Antigamente era costume usar o que tinha de melhor para ir à Missa ,então chamava roupa de ver Deus .
Ninguém reclamava e nem tinha trauma por que quando o pai falava tava falado e pronto,nem mas nem  menos .Como se diz na gira " O Pai falou e Passou a Régua ".
Depois de casada fiz um curso de etiquetas que teve aqui em Natividade,descobri no curso que não se deve ir na casa dos outros na hora da refeição.E se for, os donos da casa, não pode oferecer para fazer refeição com a família ,deve dizer assenta e fica a vontade  pois estamos almoçando ou jantando.Só depois que terminar é que vão dar atenção a determinada pessoa.
Meu pai não teve aula de etiqueta mas a vida e sua mãe deve ter ensinado pra ele.
Nós sete crescemos, com um pouco de dificuldade para se relacionar na sociedade,pois foi muito devagar que fomos tendo tudo que as outras pessoas tinham. 
Todos tem um nome limpo e honrado graças a Deus,trabalhamos  estudamos por nossa conta fizemos concurso e arrumamos emprego definitivo.nossa vida melhorou muito.
Mas hoje eu reparo que nenhum de nós consegue ir para frente da casa, chupar laranja.cana,etc como as outras famílias.Voltando na infância lembrei, papai ensinou para nós o que hoje está na CAMPANHA DA FRATERNIDADE ,"CASA COMUM. A rua é nossa casa comum.Então devemos ter por ela o mesmo cuidado e respeito que temos por nossa casa.
Com certeza faltou  um pai para ensinar o respeito as coisa que pertencem o povo ,A CASA COMUM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário